"Às Estrelas, de noite subimos, para orar ao Cruzeiro do Sul!"

F-5EM TIGER II dotado no 1º/14º Grupo de Aviação - Esquadrão Pampa, municiado com 2 mísseis Rafael Python IV de ponta de asa para combate a curta distância para o chamdo “Dogfight”, e 2 mísseis Rafael Derby de combate além do alcance visual do tipo “BVR” nos cabides internos. Armamentos israelenses a serviço da nação.
O evento teve início cedo, uma vez que precisávamos preparar o equipamento para as fotos e voos no pôr dos sol.
Ao acessar as instalações após as devidas identificações processuais no pórtico de entrada, diferente do comum, fomos direto ao Hangar do Esquadrão Pampa, ao invés do prédio de comunicação social da aeronáutica.
Como de praxe, ficamos no bar do Esquadrão Pampa, reencontrando amigos e repercutindo histórias e vivências, incluindo a magia da "Maria Bonita"...
Após, esse café, iniciamos o Briefing do dia, consistindo em uma orientação de atitudes e roteiros na pista, dentro da área operacional, delimitando as "áreas CHARLIE". Essa conduta objetiva, novamente, a segurança das operações.
Em princípio estaríamos livres para fotografia as aeronaves em operação antes do início do por do sol. E assim, aproveitamos esse momento, incluindo a exposição estática de mísseis do Esquadrão Pampa.




Abaixo, sequência de decolagem do F-5FM Fox Biplace de instrução rugindo na decolagem de máxima performance ao fim da tarde.





Aeronaves de Patrulha e de Transporte também enalteceram os acordes ao fim de tarde.








Sob a luz crepuscular que coloriza os céus e convida a presença do manto noturno no Espaço Aéreo do Rio Grande do Sul, repousa assim, armado e pronto ao chamado do Alerta, o Tigre dos Pampas.


Muitos já decolaram daqui, poucos não retornaram. Destes alguns jazem na ilha do Cravo, na Lagoa dos Patos, outros se chocaram com cabos de transmissão de energia próximo a usinas ou nos pampas... todos, destemíveis, sem dúvidas.




Ao final das operações do dia, a noite a rotina de manutenção segue vitalícia e puljante.

Na imagem, sargentos especialistas em mecânica de aeronaves realizam manutenção nos sistemas de trem de pouso da aeronaves F-5EM. Ao fundo, o campo noturno dos Pampas.